Bolsonaro sobre Previdência: seria “grande passo” aprovar idade mínima em 2018

Em entrevista exibida na segunda-feira (5) pela TV Aparecida, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) afirmou que será um “grande passo” caso o Congresso aprove, ainda em 2018, uma idade mínima para a aposentadoria no setor público e privado.

“O grande passo no meu entender, neste ano, se for possível, passar para 61 anos no serviço público para homem e 56 para mulher e majorar também um ano nas demais carreiras. Acredito que seja um bom começo para a gente entrar o ano que vem já tendo algo de concreto para nos ajudar na economia”, afirmou Bolsonaro.

A entrevista foi concedida na última quinta-feira (1), mas exibida nesta segunda. 

Bolsonaro ainda afirmou que, apesar do “desânimo em Brasília” neste final de ano legislativo, tentará aprovar algo da reforma ainda em 2018. “Eu tenho experiência do que acontece depois das eleições. Há um desânimo em Brasília. O que eu vou tentar é aprovar alguma coisa na reforma de Previdência”, disse. ”Queremos dar um passo, por menor que seja, mas dar um passo na reforma da Previdência, que é necessária”, complementou.

Vale destacar que tramita atualmente na Câmara uma proposta do governo Michel Temer para reforma da Previdência em que prevê idade mínima de aposentadoria de 62 anos para mulheres e 65 para homens (para trabalhadores do setor público e privado), com a regra de transição até 2042.

“A declaração de Bolsonaro não deixa dúvidas. Ele vai se aliar a Temer para atacar a aposentadoria dos brasileiros ainda este ano. É preciso mobilização para defender os direitos”, disse o presidente da Admap, Lauro da Silva.

Com informações do site Infomoney