A partir desta terça-feira (13), os aposentados e pensionistas que tiveram descontos em seus benefícios por meio de associações irão receber uma notificação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A mensagem será enviada pelo aplicativo Meu INSS.
Essa checagem acontece em meio ao escândalo de cobranças não autorizadas que afetou milhões de beneficiários e que é investigado pela Justiça.
Infelizmente, organizações sérias e representativas que se utilizavam do desconto na folha do INSS para receber as mensalidades dos associados também sofrem os reflexos da crise. O governo suspendeu todos os descontos.
Confirme cobranças da Cobap
Durante o governo Bolsonaro houve uma explosão no credenciamento de entidades de fachada, que praticaram os golpes nos idosos. Ao tomar posse, o governo Lula, por sua vez, não tomou providências.
De qualquer forma, é preciso separar o joio do trigo.
É importante que todos os associados da Admap entrem no aplicativo Meu INSS e confirmem os descontos relativos à Cobap (Confederação Brasileira dos Aposentados, Pensionistas e Idosos), entidade com 40 anos de história a qual a nossa Associação é filiada e que, por ter abrangência nacional, tinha autorização para fazer o desconto em folha. Essa modalidade de desconto, agora suspensa, facilitava a vida dos aposentados e pensionistas, que não precisavam ir à Admap para pagar as mensalidades.
Então, muita atenção: a orientação para todos os associados da Admap é para confirmar descontos que se refiram à Cobap (1% do valor do benefício), que deverá aparecer como "contrb. assoc. aposentados/cobap" ou algo semelhante. Portanto, onde se lê "Cobap" é desconto correto para sócios da Admap.
O aposentado ou pensionista que for notificado deverá indicar se autorizou ou não o desconto já na quarta-feira (14). No total, segundo o INSS, 9 milhões de beneficiários receberão a mensagem.
Alerta
Cuidado com golpes. O INSS alerta que a notificação será enviada somente pelo aplicativo Meu INSS e não haverá contato por telefone, envio de SMS para celular.
Associado, vá a Admap
Como o desconto em folha foi cancelado pelo governo, os associados da Admap precisam se dirigir à sede ou às subsedes para atualizar a forma de pagamento e regularizar a mensalidade. Isso é fundamental para garantir a manutenção do vínculo associativo e benefícios, como o plano do Campo Vale. Planos de saúde e convênios Quem é sócio e tem plano de saúde Unimed e Santa Casa, vai começar a pagar a mensalidade diretamente no boleto do convênio.
Ainda tem dúvidas sobre a confirmação no aplicativo Meu INSS ou sobre a nova forma de cobrança das mensalidades? Venha tomar um café na Admap. Estamos mantendo um plantão para tirar as dúvidas dos nossos associados.